Bem vindo ao blog da Única Brasil Informática!

Bem vindo ao blog da Única Brasil Informática!
Postaremos informações e notícias sobre impressoras, tintas ink jet e novidades do setor.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Como o Blu-ray lê os dados


Como o Blu-ray lê os dados

Em guarda
Os discos Blu-ray estão mais bem armados para essa luta que os DVDs atuais. Eles vêm equipados com umsistema de criptografia segura, uma ID exclusiva que protege contra a pirataria de vídeo e a infração aos direitos autorais.
O disco Blu-ray supera as questões quanto à leitura do DVD ao colocar os dados na parte superior de uma camada de policarbonato de 1,1 mm de espessura. Ter os dados na parte superior evita a birrefringência e evita problemas de legibilidade. Além disso, com a camada de gravação situada mais próxima da lente objetiva do mecanismo de leitura, o problema de inclinação do disco é virtualmente eliminado.
Como os dados estão mais próximos da superfície, um revestimento duro é colocado no lado externo do disco para protegê-lo de arranhões e impressões digitais.

Fonte: Blu-ray Disc Association
O design dos discos Blu-ray economiza nos custos de produção. Os DVDs tradicionais são feitos por uma moldagem por injeção dos dois discos de 0,6 mm entre os quais a camada de gravação é inserida. O processo deve ser feito com muito cuidado para evitar a birrefringência.
  1. Os dois discos são moldados.
  2. A camada de gravação é acrescentada a um dos discos.
  3. Os dois discos são colados um no outro.
Os discos Blu-ray fazem o processo de moldagem por injeção em um disco único de 1,1 mm, o que reduz o custo. Essa economia contrabalança o custo da adição da camada protetora, de modo que o preço final não é maior do que o preço de um DVD comum.

Foto cedidaBlu-ray Disc Association
Pesquisador de disco BD-ROM
O Blu-ray tem uma taxa de transferência de dados mais alta - 36 Mbps,megabits por segundo, do que os DVDs de hoje, que transferem a 10 Mbps. Um disco Blu-ray pode gravar 25 GB de material em pouco mais de uma hora e meia.
Formatos
Ao contrário dos DVDs e CDs, que começaram com formatos somente leitura e mais tarde foram acrescentados formatos graváveis e regraváveis, o Blu-ray é projetado já de início em diversos formatos diferentes.
  • BD-ROM (somente leitura): para conteúdo pré-gravado.
  • BD-R (gravável): para armazenamento de dados de PC.
  • BD-RW (regravável): para armazenamento de dados de PC.
  • BD-RE (regravável): para gravação de HDTV.


Fonte: Stephanie Watson.  "HowStuffWorks - Como funcionam os discos Blu-ray".  Publicado em 16 de outubro de 2004  (atualizado em 07 de julho de 2009) http://eletronicos.hsw.uol.com.br/blu-ray2.htm  (13 de fevereiro de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário