A tecnologia digital não apenas permitiu aos cineastas e músicos criar novas obras de arte inspiradoras, como também deu aos engenheiros de som eeditores de filmes a chance de voltar atrás e restaurar discos e filmesclássicos.
CDs e DVDs remasterizados prometem aos consumidores uma reprodução cristalina e artisticamente fiel de seus filmes e músicas favoritos. Os fãs do Led Zeppelin correm às lojas de discos cada vez que a banda lança outra coleção remasterizada "definitiva" de seus álbuns pioneiros das décadas de 60 e 70. E empresas como a Criterion Collection criaram um mercado para lançamentos de DVDs meticulosamente restaurados e em alta definição de filmes clássicos, estrangeiros e independentes de cineastas como Jean-Luc Godard, Akira Kurosawa e Spike Lee.
© istockphoto.com / Pali Rao |
Mas toda essa magia digital não está livre de difamações. Muitos ouvintes reclamam que remasterizar CDs, especialmente na era do MP3, não é nada além de uma desculpa para deixar a música mais alta e com produção exagerada. A remasterização de DVDs encontra os mesmos problemas. Alguns espectadores acham que a restauração de filmes pode ir longe demais e acabar removendo as imperfeições da imagem filmada que a torna única e viva.
Quais são as diferenças entre masterização e remasterização?
Toda gravação, em CD e MP3, precisa ser masterizada antes de ser distribuída ao público. Master é a versão final e definitiva de cada faixa que será copiada e prensada em milhões de CDs e baixada de sites como oiTunes. Uma versão master é criada por um engenheiro de masterização, um tipo especial de engenheiro de áudio que trabalha em um estúdio de masterização.
Os engenheiros de masterização são diferentes dos engenheiros de gravação. O trabalho de um engenheiro de gravação é gravar fielmente cada faixa de vocal e instrumentos com o máximo de clareza, e o mínimo deprocessamento de sinal, possível. O processamento de sinal é qualquer tipo de compressão, distorção ou outros efeitos que alterem o som da gravação.
Uma vez que o engenheiro de gravação tenha capturado cópias limpas de cada faixa, a música é entregue a um engenheiro de mixagem, que é responsável por montar a mixagem final. O engenheiro de mixagem pega separadamente cada faixa de instrumentos e vocais (talvez dúzias para uma única música), e ajusta seu volume, distribuição de estéreo e outras configurações para alcançar um todo equilibrado e satisfatório. Apesar disto ser chamado de mixagem final, não há nada de final até que tenha passado pelas mãos do engenheiro de masterização.
© istockphoto.com / Slobo Mitic Os consumidores costumam comprar CDs ou DVDs remasterizados que apresentam filmes ou discos clássicos |
Uma sessão de masterização é chamada de finalização, pois é quando cada música do CD recebe os ajustes finais que fazem com que ela soe muito bem em vinil, CD, MP3 ou rádio. Cada diferente meio de reprodução exige a sua própria equalização, balanceamento e compressão para que a música chegue clara e forte para o ouvinte.
Discos de vinil, por exemplo, costumam ser tocados em equipamentos de estéreo domésticos com bons alto falantes. Já os MP3s, podem ser tocados em um par de caixas de som baratas de um computador ou em um iPod. O trabalho do engenheiro de masterização é saber como fazer as músicas soarem muito bem, não importa onde ou como elas sejam tocadas. Os engenheiros de masterização costumam ter décadas de experiência no ramo das gravações e um ouvido peculiarmente treinado.
Já a remasterização é simplesmente o processo de pegar um álbum já existente e masterizá-lo novamente. Nos anos 80 e 90, muitas bandas lançaram versões "remasterizadas digitalmente" de suas gravações originais em vinil ou fita cassete. Neste caso, os álbuns foram remasterizados para tocar em CDs. Para isso, um engenheiro de masterização deve digitalizar a versão analógica original da mixagem final e usar uma estação de áudio digital (DAW) como o Pro Tools para reequilibrar e equalizar todas as faixas.
A remasterização normalmente é reservada para coleções de "greatest hits" de uma banda ou outros lançamentos especiais. A palavra ganhou um sentido altamente promocional, e é usada para revender música já existente a consumidores com a promessa de trazer um som mais claro e detalhado, ou até mesmo um som totalmente novo.
Os DVDs são remasterizados por muitas das mesmas razões. A ideia é usar a tecnologia moderna de edição digital para criar a prensagem mais limpa e artisticamente autêntica de um filme já existente. Os editores voltam ao original do filme e usam softwares especiais de edição para remover poeira, arrumar quadros danificados, melhorar o balanço de cores e aumentar bem a clareza e a qualidade do áudio.
Esses DVDs remasterizados normalmente são relançados em discos de alta definição com a taxa de aspecto originalmente pretendida pelo diretor (wide-screen, por exemplo, no lugar da taxa de 4:3 preferida para telas de TV convencionais) e com extras, como documentários, cenas de bastidores e entrevistas com os cineastas. Mais uma vez, a remasterização é uma excelente maneira de dar um novo fôlego a um produto antigo.
Processo de remasterização de CDs/DVDs
Se você está remasterizando um disco em vinil para tocar em CD, então a primeira etapa é localizar a versão original analógica da mixagem final e digitalizar cada faixa em uma DAW como o Pro Tools. Se você estiver remasterizando um CD existente, precisará de uma cópia da versão digital original da mixagem final.
A próxima etapa é montar as faixas na ordem desejada. A ordem das faixas influencia o fluxo geral do CD, como os altos e baixos emocionais de uma fita com uma boa mixagem. Os engenheiros de masterização preocupam-se primeiro com a ordem de faixas, pois isso afetará a forma como cada música é balanceada sonoramente com as que vêm antes e depois.
Agora o engenheiro de masterização usa uma paleta de equipamentos de software para "amaciar" o som de cada música. É importante compreender que os engenheiros de masterização acertam e ajustam o som da mixagem inteira da música, não as configurações de cada instrumento individual ou faixa de voz. Essas configurações das faixas individuais já estão travadas pelo engenheiro de mixagem.
© iStockphoto.com Engenheiros de som frequentemente remasterizam CDs antigos |
As ferramentas mais comuns do engenheiro de masterização são umcompressor, um limitador e um equalizador. Tanto os compressores quanto os limitadores são usados para controlar a altura da música. Não é a mesma coisa que o volume da música, que em última análise é controlado pelo ouvinte. Para compreender como os compressores e limitadores funcionam, você precisa entender primeiro a diferença entre a altura e adinâmica.
A dinâmica diz respeito à faixa dinâmica geral de uma música, que é medida calculando a diferença entre as partes mais altas e mais quietas de uma música. Dentro do estúdio de gravação (em inglês), a altura é medida em decibéis negativos (-dB), com o zero representando o som mais alto gravável. Sem compressão, uma música pode ter uma seção alta que registre -6dB e uma parte suave que marque -48dB, alcançando uma faixa dinâmica total de 42dB.
Se um engenheiro de masterização quiser tornar a música toda mais alta, ele pode aumentar o ganho em 6dB. Mas se ele fizesse isso com o nosso exemplo, a parte mais alta da música (-6dB) chegaria a zero, que é muito alto para tocar com clareza na maioria dos aparelhos de som. Em vez disso, ele usa um compressor para reduzir a faixa dinâmica da música, para que as partes altas não sejam tão altas e as partes calmas não sejam tão calmas. Agora ele pode aumentar o ganho geral da música sem que as partes mais altas entrem no vermelho.
Um limitador funciona de forma semelhante, colocando uma cobertura sobre as partes mais altas da música. Se um som ultrapassar esse limite, ele será automaticamente reduzido por um taxa predeterminada, digamos 2:1. Então, para cada dois decibéis acima do limite, o som será reduzido em um decibel. Um bom engenheiro de masterização sabe como usar compressores e limitadores para adicionar altura suficiente e impacto emocional em uma música sem aplainar demais ou causar colapso na faixa dinâmica.
A seguir, o engenheiro usa a ferramenta de equalização para alcançar o perfeito equilíbrio tonal da música. Um software equalizador parece com o equalizador analógico em seu aparelho de som, com controles para cada frequência do espectro audível. Ao longo da música, o engenheiro de masterização ajustará os controles para deixar os sons graves mais encorpados, realçar detalhes dos agudos e manter tudo equilibrado.
Para a remasterização de DVDs, os editores de filmes e vídeos usam software especial para restauração, como o Digital Restoration System (DRS) da MTI, para remover meticulosamente a poeira e os detritos de rolos de filmes danificados e restaurar as cores a seu esplendor original. Em seguida, editores especiais de áudio usam sistemas como o ProTools para remover chiados e ruídos, aumentar o volume dos diálogos, clarear os efeitos de áudio e adicionar o som sorround Dolby 5.1 [fonte: Frucci - em inglês]. Hoje em dia, muitos DVDs estão sendo remasterizados especificamente para lançamento nos DVDs Blu-Ray de alta definição.
Fonte:
Dave Roos. "HowStuffWorks - Como são remasterizados os CDs e DVDs?". Publicado em 13 de outubro de 2008
(atualizado em 04 de fevereiro de 2009)
http://lazer.hsw.uol.com.br/remasterizar-cd-dvd.htm (31 de outubro de
2012)
Dave Roos. "HowStuffWorks - Como são remasterizados os CDs e DVDs?". Publicado em 13 de outubro de 2008
(atualizado em 04 de fevereiro de 2009)
http://lazer.hsw.uol.com.br/remasterizar-cd-dvd1.htm (31 de outubro de
2012)
Dave Roos. "HowStuffWorks - Como são remasterizados os CDs e DVDs?". Publicado em 13 de outubro de 2008
(atualizado em 04 de fevereiro de 2009)
http://lazer.hsw.uol.com.br/remasterizar-cd-dvd2.htm (31 de outubro de
2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário