Estes não devem ser confundidas com as impressoras de sublimação imprinting de transferência de calor de corante, que usam tintas especiais, para criar as transferências destinadas a ser impressas em artigos de poliéster.
A maioria das impressoras de sublimação de tinta usar CMYO (Cyan Magenta Yellow Repintura) cores, que difere dos mais reconhecidos CMYK cores em que o corante preto é eliminado em favor de uma repintura clara. Este sobre-revestimento (que tem inúmeros nomes, dependendo do fabricante) também é armazenada na fita e é eficazmente um laminado fino, que protege a impressão de descoloração da luz UV e o ar, ao mesmo tempo, tornando a impressão resistente à água.
Conteúdo[show] |
[ editar ]Operação
O processo mais comum define uma cor de cada vez, o corante a ser armazenado em uma fita adesiva, que tem cada uma das cores num painel separado. Cada painel colorido é que o tamanho do meio que está a ser impresso em, por exemplo, um 6 "por 4" sub impressora corante teria quatro 6 "por 4" painéis.
Durante o ciclo de impressão, os rolos vão movimentar o meio e um dos painéis coloridos em conjunto sob uma cabeça de impressão térmica, que é geralmente a mesma largura do que a dimensão mais curta do meio de impressão. Elementos de aquecimento minúsculos sobre a temperatura mudar a cabeça rapidamente, colocando diferentes quantidades de corante, dependendo da quantidade de calor aplicada. Após ser aquecida em um gás, se difunde de tinta no meio de impressão e se solidifica.
Depois a impressora termina cobrindo a forma de uma única cor, que enrola a fita sobre a cor do painel seguinte e parcialmente ejecta o meio da impressora para se preparar para o próximo ciclo. Todo o processo é repetido quatro vezes no total: os três primeiros lançar as cores para o meio para formar uma imagem completa, enquanto a última estabelece o laminado por cima. Esta camada protege o corante resublimating quando manuseado ou exposto a condições de calor ...
[ editar ]Comparação com impressoras jato de tinta
Tradicionalmente, a vantagem de impressão de sublimação foi o facto de que é uma tecnologia de tom contínuo, em que cada ponto pode ser de qualquer cor. Em contraste, as impressoras de jacto de tinta pode variar o local e tamanho de gotas de tinta, um processo chamado de indecisão , mas cada gota de tinta é limitada às cores das tintas instalados. Consequentemente, uma impressora de sublimação de tinta produz tons contínuos verdadeiros aparecem muito parecido com uma fotografia química. Uma impressão de jacto de tinta é composto por gotículas de tinta e espalhada em camadas para simular tons contínuos, mas sob a ampliação das gotículas individuais podem ser vistos. Nos primeiros dias de impressão de jato de tinta, as gotas grandes e baixa resolução feitas jato de tinta imprime significativamente inferior ao de sublimação de tinta, mas injetores de hoje produzem impressões de altíssima qualidade usando gotículas microscópicas e cores complementares de tinta, produzindo fidelidade de cores superior à de sublimação.
Sublimação oferece algumas vantagens sobre a impressão a jato de tinta. Por um lado, as impressões são secos e prontos para tratar logo que elas saem da impressora. Uma vez que a cabeça térmica não tem que varrer e para trás sobre a mídia impressa, há menos peças móveis que podem quebrar. Como o corante nunca entra em uma fase líquida, todo o ciclo de impressão é extremamente limpo, não há tintas líquidas para limpar. Estes fatores fazem de sublimação de tinta geralmente uma tecnologia mais confiável sobre a impressão a jato de tinta.
Impressoras de sublimação de tinta têm algumas desvantagens em comparação com impressoras jato de tinta. Cada um dos painéis das fitas coloridas, e a própria cabeça térmica, deve coincidir com o tamanho do material que está a ser impresso. Além disso, apenas o papel de revestimento especial pode aceitar a tinta sublimada. Isso significa que as impressoras de sublimação de tinta não pode coincidir com a flexibilidade de impressoras jato de tinta de impressão em uma ampla gama de meios de comunicação. Cabeçotes de impressão também pode ficar obstruído.
Como a tinta sublimada é um gás, que se difundem de uma pequena quantidade, antes de ser absorvida pelo papel.Consequentemente, as impressões não são nítidas. Para fotografias, este produz impressões muito naturais, mas para outros usos (tais como design gráfico), esta ligeira desfocagem é uma desvantagem.
A quantidade de corante perdido por página é também muito alta, a maioria do corante nos quatro painéis pode ser desperdiçado para uma impressão normal. Uma vez que o painel foi utilizado, mesmo apenas para imprimir um único ponto, o corante remanescente no painel que não pode ser reutilizada para uma outra cópia sem deixar um espaço vazio onde o corante foi usada anteriormente. Devido ao desenho único rolo de a maioria das impressoras, quatro painéis de corante de cor deve ser utilizado para cada impressão, quer sejam ou não de um painel é necessária para a impressão. Impressão em preto e branco salva nada, e os três painéis de cor não utilizados para que a página não pode ser reciclado para a impressão de uma cor diferente. Impressoras jato de tinta também podem sofrer de "desperdício de corante", como os cartuchos de tinta são propensas a secar com pouco uso (sem "uso pesado", o cartucho bicos podem ficar entupidos com tinta seca). Pacotes de sublimação de tinta de mídia, (que contêm ambos fita e papel), são classificados para um número exato de cópias que gera um custo fixo por impressão. Isto está em oposição a impressoras jato de tinta, onde as tintas são compradas por volume.
Para ambientes que imprimem documentos confidenciais ou secretos, uma impressora de sublimação de tinta é um potencial risco de segurança que devem ser manuseados com cuidado. Devido ao mecanismo de impressão, uma imagem negativa de cor separados perfeito da página impressa é criado sobre os painéis de cor rolo de suprimento, eo "rolo desperdício" de painéis de corante pode ser desenrolado para ver tudo o que foi impresso com a impressora.Para esses ambientes, o rolo de resíduos deve ser desfiado ou incinerados no local ao invés de simplesmente ser descartado no lixo. Além disso, para usuários domésticos, o rolo de resíduos de uma impressora fotográfica pode ser igualmente recuperado do lixo e usado para ver tudo o que foi impresso. Desde o rolo de suprimento é de plástico, a vida útil de um rolo usado pode ser anos ou décadas por muito tempo, permitindo a recuperação da imagem longo após a eliminação.
Além disso, os papéis de sublimação de tinta e fitas são sensíveis a oleosidade da pele, o que interfere com a capacidade do corante sublimar da fita para o papel. Eles também deve estar livre de partículas de poeira, o que pode levar a pequenas manchas coloridas aparecem nas gravuras. A maioria das impressoras de sublimação de tinta têm filtros para reduzir a probabilidade de que isso aconteça, e uma partícula de poeira pode afetar apenas uma impressão, uma vez que torna-se ligado à impressão durante o processo de impressão. Finalmente, as impressoras de sublimação de tinta aquém ao produzir impressões em preto-e-branco e tons neutros com maior densidade deníveis e praticamente sem metameria ou tombamento. [ carece de fontes? ]
[ editar ]Aplicações
Anteriormente, o uso de matérias corantes de sub impressão foi limitado à impressão comercial, industrial ou de ponta. Impressão de fotos Dye-sub tem sido usado emimagiologia médica , prova de artes gráficas, segurança e transmitir aplicações relacionadas.
Alps Electric produziu os primeiros qualidade impressoras dye-sub para consumidores domésticos em US $ 500 - faixa de preço R $ 1.000, trazer a tecnologia de sublimação de tinta dentro do alcance de um público mais amplo. Agora existem muitas impressoras de sublimação de tinta no mercado a partir de tão baixo quanto $ 100 comercializado por empresas como a Canon , Sony , Sagem , HiTi Digital Inc. , DNP Fotolusio, Mitsubishi Electric e Kodak (entre outros), especialmente do cartão de tamanho móvel impressoras fotográficas .
A capacidade de produzir cópias imediatas da foto barata a partir de uma pequena impressora levou para tingir soluções sublimação suplantando fotos instantâneas tradicionais em algumas aplicações, tais como com a fotografia de identificação com uma impressora de cartões .
Várias empresas, incluindo a Fujifilm , ICI , Kodak, DNP, Mitsubishi e Sony, o mercado de unidades de tamanho de desktop como impressoras stand-alone e quiosque de impressão e Photo Booth aplicações. Alguns destes baseiam-se em unidades de impressoras genéricos produzidos por fabricantes tais como Shinko. ICI ImageData, Copal, Shinko e Fujifilm, entre outros, oferecem kits de desenvolvimento de software com suas impressoras, o que sugere que essas empresas esperam atrair os integradores de sistema como um mercado potencial. Algumas unidades de fabricantes como a HiTi Digital Inc. e Sony incorporar características quiosque, tais como telas e slots para cartões diretamente na unidade.
Tamanho de desktop stand-alone impressoras fotográficas dye-sub também estão sendo aplicadas pelos fotógrafos sociais na fotografia de eventos. Capacidade de impressão instantânea das unidades permite aos fotógrafos para produzir e vender impressões com qualidade de laboratório imediatamente durante o evento estão presentes, com uma quantidade mínima de hardware.
Sublimação de tinta pode também ser usada como um processo de impressão indirecta. Preto padrão e impressoras a laser brancos são capazes de imprimir em papel comum usando uma "transferência de toner" especial contendo corantes de sublimação que pode ser o calor permanentemente transferido para t-shirts, bonés, canecas, quebra-cabeças, metais e outras superfícies.
[ editar ]Textil
O processo de impressão por sublimação de corante é usado para imprimir em poliéster ou outros tecidos sintéticos.Ele é usado para aplicações tais como camisetas , banners, capas de mesa, cartões de identificação, sportswear e bandeiras. As impressoras originais eram um eletrostática tecnologia utilizando toners, mas agora são as impressoras a jato de tinta de formato geralmente grandes usando tintas especialmente formuladas. As tintas de sublimação de tinta é um pigmento em suspensão em um líquido solvente , como água. As imagens são inicialmente impresso em papel de transferência revestido resistente ao calor, como uma imagem inversa do desenho final, a qual é então transferida para tecido de poliéster numa prensa de calor operando a uma temperatura em torno de 180 a 210 C (375 F). Sob alta temperatura e pressão, o corante torna-se um gás e permeia o tecido e em seguida solidifica nas suas fibras. O tecido tingido é permanentemente de modo que pode ser lavada, sem prejudicar a qualidade da imagem.
Vantagens de sublimação de tinta sobre outros métodos de impressão têxtil: [1]
- As imagens são permanentes e não descasque ou desbotar.
- Dye não se acumula no tecido.
- As cores podem ser extraordinariamente brilhante, devido à ligação do corante às fibras transparentes do tecido sintético.
- Verdadeiramente tons contínuos pode ser conseguido que sejam equivalentes às fotografias, sem o uso de técnicas especiais, tais como a impressão a tela meia.
- A imagem pode ser impressa em todo o produto inteiro, sem dificuldades para imprimir toda a maneira para as bordas.
Desvantagens:
- A velocidade de impressão é baixa.
- Quaisquer vincos no aparelho durante a impressão deixar espaços em branco para trás.
[ editar ]A velocidade de impressão
Como as impressoras de sublimação de tinta utilizam o calor para transferir a tinta no suporte de impressão, a velocidade de impressão é limitada pela velocidade com que os elementos da cabeça térmica pode mudar a temperatura. O aquecimento dos elementos é fácil, já que uma forte corrente elétrica pode elevar a temperatura de um elemento muito rapidamente. No entanto, o arrefecimento dos elementos de baixo, quando se muda de um tom mais escuro a uma cor mais clara, é mais difícil e geralmente envolve ter um conjunto de ventilador / dissipador de calor ligado à cabeça de impressão. O uso de múltiplas cabeças também pode acelerar este processo, uma vez que uma cabeça pode arrefecer, enquanto o outro é a impressão. Embora os tempos de impressão variam entre os diferentes tipos de impressoras de sublimação de tinta, um de uso doméstico dye-sub impressão típico barato pode imprimir um "x 4" foto 6 em 45-90 segundos. Mais pesado impressoras podem imprimir muito mais rápido, por exemplo, a CHC-S-2145 impressora de sublimação de tinta Shinko pode imprimir um "x 4" foto 6 em menos de 6,8 segundo. Em todos os casos, a impressão final é completamente seca, uma vez que emerge a partir da impressora.
[ editar ]Tintas
Existem dois tipos de tintas de sublimação de corantes disponíveis no mercado. O mais popular é o corante aquosa sublimação de tinta para uso em impressoras de desktop e de grande porte. O outro é solvente de tinta corante sublimação que pode ser usado em XAAR, Spectra e Konicaimpressoras de grande formato da cabeça de impressão.
Devido ao rápido desenvolvimento de impressão digital têxtil, tintas de sublimação de tinta estão se tornando cada vez mais popular em digital a jato de tinta de impressão em tecidos .
Nenhum comentário:
Postar um comentário