Bem vindo ao blog da Única Brasil Informática!

Bem vindo ao blog da Única Brasil Informática!
Postaremos informações e notícias sobre impressoras, tintas ink jet e novidades do setor.

domingo, 20 de novembro de 2011

Interior de uma impressora a jato de tinta

As partes de uma impressora de jato de tinta são:
  • conjunto de cabeça de impressão
    • cabeça de impressão: o núcleo de uma impressora a jato de tinta, a cabeça de impressão, contém uma série de esguichos que são usados para lançar gotas de tinta.

O conjunto de cabeça de impressão
    • cartuchos de tinta: dependendo do fabricante e do modelo da impressora, os cartuchos de tinta vêm em diferentes combinações, tais como cartuchos para tintas preta e colorida separados, tintas preta e colorida em um único cartucho ou mesmo um cartucho para cada cor de tinta. Os cartuchos de algumas impressoras a jato de tinta incluem a própria cabeça de impressão.
    • motor de passo: um motor de passo move o conjunto de cabeça de impressão (cabeça de impressão e cartuchos de tinta) para frente e para trás, atravessando o papel. Algumas impressoras têm um outro motor de passo para estacionaro conjunto de cabeça de impressão quando a impressora não estiver em uso. Estacionar quer dizer que o conjunto de cabeça de impressão está impedido de se mover acidentalmente, como um freio de mão em um carro.

Motores de passo como este controlam o movimento da maioria das partes de uma impressora a jato de tinta
    • cinto: um cinto é usado para prender o conjunto de cabeça de impressão ao motor de passo.
    • barra estabilizadora: a cabeça de impressão usa uma barra estabilizadora para assegurar que o movimento seja preciso e controlado.

Aqui você pode ver a barra estabilizadora e o cinto.
  • conjunto de alimentação de papel
    • bandeja de papel/ alimentador: a maioria das impressoras a jato de tinta tem uma bandeja para você colocar papel. Algumas impressoras dispensam o uso da bandeja padrão por um alimentador. O alimentador tem um fecho com mola que fica aberto em um ângulo atrás da impressora, permitindo que você coloque papel nele. Os alimentadores não seguram tanto papel quanto uma bandeja tradicional.
    • roletes: um conjunto de roletes puxa o papel da bandeja ou do alimentador e manda o papel quando o conjunto de cabeça de impressão está pronto para mais uma folha.

Os roletes movem o papel pela impressora
    • motor de passo do alimentador de papel: este motor impulsiona os roletes a moverem o papel no passo exato e necessário para assegurar que uma imagem contínua seja impressa.
  • fonte de alimentação: enquanto que as primeiras impressoras tiveram um transformador externo,a maioria das impressoras de hoje usam uma fonte de alimentação padrão que é incorporada à própria impressora.
  • circuito elétrico de controle: uma quantidade pequena, mas sofisticada, de circuitos é construída na impressora para controlar todos os aspectos mecânicos de operação, assim como decodificar a informação enviada para a impressora pelo computador.

A operação mecânica da impressora é controlada por uma placa pequena de circuito contendo um microprocessador e uma memória
  • porta de interface(s): a porta paralela ainda é usada por muitas impressoras, mas a maioria das impressoras mais novas usa aporta USB. Algumas se conectam usando uma porta serial ou uma porta small computer system interface (SCSI).

Apesar de o USB estar dominando, muitas impressoras ainda usam uma porta paralela

Jeff Tyson.  "HowStuffWorks - Como funcionam as impressoras a jato de tinta".  Publicado em 26 de março de 2001  (atualizado em 05 de setembro de 2007) http://informatica.hsw.uol.com.br/impressoras-a-jato-de-tinta2.htm  (19 de novembro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário